Durante a cadeia logística, os produtos são submetidos a diversos processos e movimentações.
Da saída do estoque da loja até a chegada à casa do consumidor, a mercadoria muda várias vezes de lugar, podendo sofrer com batidas, umidade, calor, raios solares e diversos outros danos.
Nesse sentido, o plástico bolha é utilizado para evitar que as movimentações e demais fatores externos prejudiquem a integridade do produto. Uma vez que as pequenas bolhas de ar protegem a mercadoria, absorvendo e amortecendo os impactos.
Já a característica impermeável do plástico bolha impede a penetração da água na embalagem do produto.
Confira agora o passo a passo de como embalar corretamente os produtos com plástico bolha:
1 – CERTIFIQUE-SE DE ENVOLVER TODO O PRODUTO
Para garantir maior eficácia na proteção do produto, o ideal é que o plástico bolha envolva toda a mercadoria, sem brechas ou folgas.
Dessa forma, o indicado é utilizar a peça inteira do plástico bolha, verificando se não há rasgos ou emendas na superfície.
Embalar todo o produto evita a entrada de água e diminui os riscos de danificar partes do produto durante a movimentação.
2 – FIXE O PLÁSTICO COM FITA ADESIVA
O plástico bolha é encontrado em peças únicas com diferentes metragens, logo, ele não possui nenhum tipo de adesivo ou sistema de fechamento.
Para fixar a embalagem, é indicado utilizar fita adesiva de boa qualidade e prendê-la nas junções certas, conferindo todo o pacote ao final do processo para ter certeza de que não sobraram pontas soltas.
3 – ESCOLHA O PLÁSTICO BOLHA DO TAMANHO CERTO
Existem variações de plástico bolha para garantir a proteção dos mais diversos objetos, conforme a necessidade de amortecer os impactos.
Para produtos pequenos, pode ser utilizado o modelo com bolhas de ar menores. Já para mercadorias grandes, como uma geladeira, por exemplo, é necessário utilizar um plástico com bolhas maiores para suportar o peso.
Caso não seja possível estimar a quantidade de plástico bolha necessária para embalar o produto, recomenda-se fazer a embalagem primeiro, enrolando todo o objeto, para depois realizar o corte.
Matéria retirada do site: https://blog.veloplastic.com.br/dicas-de-como-utilizar-o-plastico-bolha-em-embalagens-para-protecao/